Kleber Eulálio (PMDB), prefeito de Picos
Foto: Maria Moura / Grande Picos
Circulou na tarde desta quinta-feira (13), em Picos, a informação de que servidores comissionados do município foram demitidos através de portaria emitida e assinada pelo prefeito Kleber Eulálio. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (14), através do decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios, edição MMDLII.
Em entrevista ao Sistema de Comunicação de Picos, ainda na noite de ontem durante o lançamento do curso pré-vestibular ofertado pelo município a estudantes da rede pública, Kleber negou a demissão de funcionários da prefeitura e ventilou apenas que a administração pública está com o alerta ligado para as despesas, correndo o risco de infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal.
?A prefeitura de Picos, a exemplo do que aconteceu com o governo do Estado, está dentro do chamado limite prudencial. Eu não estou descumprindo a lei, mas está aceso o sinal amarelo, o alerta. É preciso ter cuidado para não extrapolarmos isso?, disse o gestor.
Kleber Eulálio argumentou que, caso as contratações de comissionados não fossem contidas, o município poderia sofrer sanções por descumprir a lei. ?Se houver necessidade, serão [demitidos]. Mas nós vamos procurar adequar a nossa realidade, a necessidade de ter o servidor com os nossos limites estabelecidos pela lei?.
O prefeito garantiu que não havia motivo para preocupações e ressaltou que a contenção de despesas poderia ser feita também com o remanejamento de alguns servidores. ?Se eu preciso reduzir, posso demitir ou, no caso de comissão, mudar de função. Tirar de uma maior e colocar numa menor. São várias as formas de se resolver isso, e nós estamos estudando.?
?Não precisa o servidor se preocupar, não há demissão em massa. Não existe nada disso. O que existe é uma preocupação que será discutida com os servidores em cada secretaria?, argumentou.