Em visita ao hemocentro do Piauí na manhã de ontem, o prefeito da capital, Firmino Filho (PSDB), revelou novos detalhes sobre a criação da Secretaria de Segurança e Defesa Social de Teresina, que será responsável pelo gerenciamento da Guarda Municipal, tal como da adoção de novas estratégias no combate à violência.
Segundo ele, o órgão só não sairá do papel neste ano, pois não está descrito na previsão orçamentária, reiterando, contudo, que em 2016 deverá ser concretizado.
Sobre a criação, Filho ainda versou para o encontro que teve com o mentor do projeto Pacto pela Vida, o professor José Luiz Ratton, ele ajudou o grupo de trabalho voltado para a criação da pasta, indicando que a experiência do sociólogo pernambucano será importante, tendo em vista que com as ações que implementou em seu Estado, o número de mortes violentas reduziu em 39% em sete anos.
Fora a experiência com a Guarda Municipal de Recife, que derrubou os índices de criminalidade em 60%, são essas medidas que o prefeito quer trazer para Teresina, repetindo a mesma eficácia.
"Nós tivemos na semana passada uma reunião importante com o professor Ratton, que é sociólogo, professor da Federal de Pernambuco e ao mesmo tempo é um dos idealizadores do Pacto pela Vida implementado naquele Estado, adicionando mais estudos, mais experiências para o nosso grupo de trabalho que está com essa missão não só de desenhar o projeto da secretaria, como também estabelecer uma política para a Secretaria", constatou.