O perfil da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, na rede social X, antigo Twitter, foi hackeado na noite desta segunda-feira, 11. Várias postagens de teor sexual, machistas e misóginos foram feitos no perfil da primeira-dama, com insultos também ao presidente Lula e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A Polícia Federal já iniciou as investigações que deverão levar à identificação e responsabilização dos responsáveis pelo crime.
Menos de 30 minutos após a invasão à conta da primeira-dama, o hacker já havia feito 14 postagem no perfil invadido. As postagens incluem frases como "Super Xandão, presidente do Brasil em 2026", falando sobre o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Além de pedidos para seguir uma conta que se define como "anti-comunista" e a frase "Eu apoio o mensalão". A primeira postagem, que assume que a conta teria sido hackeada, ocorreu às 21h37. O invasor interagiu com usuários que comentavam as postagens.
Além dos textos de conteúdo ofensivo e sexual, o perfil também publicou um vídeo com o que seria o print da tela do hacker que invadiu a conta da primeira-dama, com um áudio mandando um “salve”, para outros perfis de criminosos virtuais.
A assessoria de comunicação da Presidência da República confirmou que a Polícia Federal já iniciou as investigações sobre a invasão ao perfil da primeira-dama. Além disso, a rede social X também já foi comunicada sobre a invasão.
A secretaria de comunicação social da Presidência da República divulgou uma nota em seu site, também publicada nas redes sociais, onde repudia a invasão à conta da primeira-dama, além de informar que acionou a Polícia Federal e a rede social X.
"A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República repudia veementemente o ataque hacker à conta da senhora Janja Lula da Silva, e informa que a Polícia Federal e a plataforma X (antigo Twitter) foram acionadas. Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas. Não serão tolerados crimes, discursos misóginos, o ódio e a intolerância nas redes sociais", informa a nota.
Polícia Federal emitiu uma nota nas suas redes sociais
A Polícia Federal informa que instaurou investigação preliminar para apurar a invasão ao perfil no X (ex-Twitter) da senhora Janja Lula da Silva, na noite desta segunda-feira (11/12).
A conta foi bloqueada para novas publicações, a pedido da PF, após postagens ofensivas contra a senhora Janja e o Presidente da República.
A Diretoria de Crimes Cibernéticos irá instaurar inquérito policial para aprofundar as investigações.
Matéria em atualização