Colaboradores de Lula apresentaram ao presidente o nome do subprocurador Luiz Augusto dos Santos Lima como uma possível indicação para assumir a liderança da Procuradoria-Geral da República (PGR).
De acordo com ministros do governo, Luiz Augusto foi apresentado a Lula como um subprocurador com um perfil tão focado na garantia dos direitos quanto o atual chefe da PGR, Augusto Aras.
Luiz Augusto faz parte da equipe atual de Aras na PGR. Ele é um dos subprocuradores designados para atuar no Supremo Tribunal Federal (STF) e assumiu recentemente a função de vice-procurador-geral da República, substituindo Lindôra Araújo.
A expectativa é que Lula receba Luiz Augusto nos próximos dias, bem como o subprocurador Aurélio Rios, cuja atuação concentra-se na área de direitos humanos e que é um crítico contundente da Operação Lava Jato.
Além de Luiz Augusto e Aurélio Rios, auxiliares também levaram ao presidente o nome do subprocurador Carlos Frederico Santos, que atua no julgamento dos réus das invasões golpista do 8 de Janeiro.
O mandato de Aras acaba em 26 de setembro, próxima quarta-feira. Enquanto Lula não indicar o substituto e o Senado aprovar a indicação, a subprocuradora Elizeta Ramos assumirá a chefia da PGR interinamente.