O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acertou com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), uma reunião para a próxima semana com o objetivo de discutir a proposta de extinção da escala de trabalho 6x1.
O encontro deve contar com a participação da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos. Ambos estiveram em um jantar com Lula e Hugo Motta na quarta-feira (4).
LULA DEFENDE JORNADA 5X2
Segundo interlocutores, Lula defendeu a adoção de uma jornada máxima no formato 5x2. O texto inicial da proposta previa escala de 4x3, além da redução da jornada semanal para 40 horas, com possibilidade de diminuição gradual para 36 horas. O setor produtivo se posiciona contra a mudança.
Hugo Motta sinalizou apoio à discussão e afirmou que há ambiente político para aprovação da medida ainda no primeiro semestre. A previsão é iniciar a tramitação na Câmara na última semana deste mês. A relatoria deve ficar com um deputado de perfil de centro, com o objetivo de reduzir resistências.
PAUTA IMPORTANTE EM ANO ELEITORAL
O Palácio do Planalto avalia a proposta como uma das principais pautas do governo neste ano, junto a iniciativas voltadas a entregadores e motoristas de aplicativos. O governo também criou um grupo interno para ampliar o diálogo com trabalhadores informais.
(Com informações da CNN Brasil)