Com 36 prefeitos cassados desde as eleições municipais de 2008, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) contabiliza um dos mais altos índices de cassações da Justiça Eleitoral brasileira. Os números, no entanto, são defendidos pelo presidente do Tribunal, o desembargador Raimundo Eufrásio, que nega a existência de uma disputa em ?terceiro turno? entre candidatos no Judiciário após as eleições.
Segundo ele, todas as decisões tomadas pela Corte piauiense foram confirmadas na instância superior, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente ressalta também que a cassação é uma medida extrema, só utilizada quando a ilegalidade do mandato é comprovada. ?Não será necessário cassar todos os prefeitos eleitos e o Tribunal vem inocentando aqueles que não tem prova?, diz.
?A legislação mudou e buscamos que os representantes do povo sejam verdadeiramente eleitos de maneira legítima?, justifica. Eufrásio destaca ainda que as cassações do TRE estão alcançando, principalmente, o viéis econômico. ?O TRE está encontrando outro viéis com essas cassações, o do poder econômico e abuso do poder político, que são vedados para o exercício do mandato?. (S.B.)