O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, declarou nesta segunda-feira (25) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) só teria uma alternativa para escapar de eventual condenação no processo sobre a tentativa de golpe após as eleições de 2022: o apoio de Donald Trump. Para Costa Neto, o caso em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) representa uma verdadeira “guerra”.
O julgamento de Bolsonaro e de outros sete acusados está marcado para começar no dia 2 de setembro. O relator, ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, já reservou sessões adicionais para os dias 3, 9, 10 e 12, destinadas à análise do núcleo apontado como responsável pelo planejamento do golpe.
“Isso é uma guerra e não acredito que Trump vá perder. Essa é a minha opinião. Ele é a única saída que temos. Quando o Judiciário age dessa forma, é ruim para todo o país, porque não há a quem recorrer”, afirmou Costa Neto.
A aproximação com Trump ganhou novo episódio em julho, quando o republicano, ao anunciar a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, citou Jair Bolsonaro e criticou o processo em andamento no Brasil, classificando-o como uma “caça às bruxas”.