O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, afirmou nesta segunda-feira (5) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou agilidade no ressarcimento dos aposentados e pensionistas vítimas de fraude no INSS, alvo de operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). Ele garantiu que o plano de ressarcimento será apresentado até a próxima semana. Waller concedeu entrevista à GloboNews nesta manhã.
"O presidente da republica determinou o mais rápido possível. Agora, estamos em fase interna na Casa Civil. Tão logo seja aprovado, seja concordado, seja fechado — temos outros atores para discutir como Supremo, CNJ, DPU, Ministério Público Federal — e fechada, comecemos o mais rápido", disse em outro momento.
Ainda segundo Gilberto Waller Junior, neste domingo (4) o INSS abriu 13 processos de responsabilização de pessoas jurídicas.
"Pessoas jurídicas essas que estão no relatório da Polícia Federal, apontadas como pagadoras de propina para agentes público e também empresas de fachada", detalhou.