O senador colombiano Miguel Uribe, candidato à Presidência, está em estado crítico no hospital após ser baleado em um evento em Bogotá, supostamente por um adolescente de 15 anos.
O senador de 39 anos, do Centro Democrático, maior partido de oposição do país sul-americano, de centro-direita, havia manifestado sua intenção de concorrer às eleições do próximo ano.
Ele foi baleado duas vezes na tarde de sábado (7) no distrito de Fontibón, na capital, de acordo com a Procuradoria-Geral da República. A polícia informou que o jovem de 15 anos portava uma pistola Glock quando foi preso.
Imagens de vídeo mostraram o senador discursando para uma multidão antes de vários estrondos. Ele foi visto caído no chão enquanto as pessoas ao seu redor fugiam. Policiais e civis o levaram às pressas para uma ambulância.
O partido de Uribe informou que ele foi baleado nas costas enquanto participava de um evento de campanha.
Em uma declaração transmitida na noite de sábado, o presidente colombiano Gustavo Petro condenou o ataque e prometeu "caçar" os responsáveis, sugerindo que outros criminosos podem estar envolvidos.