A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), divulgou nesta sexta-feira (22) uma nota oficial sobre os problemas na coleta de lixo que afetam diversos bairros da capital. Segundo a gestão, a paralisação do serviço foi causada pelo Consórcio Recicle/Aurora, responsável pelo contrato atual.
Irregularidades apontadas
Na manifestação, a Eturb afirmou que, além de atrasar pagamentos a trabalhadores e motoristas de caminhões terceirizados, o consórcio teria adotado práticas para dificultar a fiscalização.
“Nos últimos dias, foram identificadas práticas como o desligamento do sistema de GPS dos veículos, numa tentativa de ocultar a real execução do serviço”, diz o texto.
Outro ponto destacado pela Prefeitura é que a empresa justificou a interrupção alegando não ter recursos para abastecer os veículos com diesel. A gestão, no entanto, rebateu a versão.
“Ainda que todos os pagamentos devidos pela Prefeitura estejam quitados, ou dentro do prazo de análise e quitação. Assim, a ETURB não compreende por que a empresa deixou de abastecer sua frota, prejudicando diretamente a população.”
Substituição do Consórcio
A Prefeitura informou que o processo de contratação de novas empresas já foi concluído e que, em breve, o serviço passará a ser operado por diferentes prestadoras. No entanto, a transição exige um período de mobilização de veículos e contratação de pessoal.
Para evitar que o problema se agrave até a entrada das novas companhias, a Eturb disse ter buscado uma alternativa judicial.
“A Prefeitura de Teresina encaminhou novo acordo junto ao TRT para permitir o pagamento de cerca de 6 milhões de reais, viabilizando a quitação e despesas imediatas pelo Consórcio e o retorno às atividades, durante tal fase de transição.”
Apelo à população
A gestão também fez um pedido de paciência aos moradores de Teresina durante a mudança de empresas.
“Pedimos humildemente a compreensão dos teresinenses neste momento de transição, com a chegada das novas empresas responsáveis pela limpeza urbana. Temos convicção de que, em breve, Teresina voltará a ser exemplo de organização e limpeza, como já foi em outras gestões do prefeito Sílvio Mendes.”