O prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini voltou atrás e decidiu exonerar a sogra Marilene Rode do cargo de secretária municipal de Cultura e Turismo. A informação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (26).
Em entrevista ao jornal O Popular, de Araucária, o político de 65 anos afirmou que a decisão foi tomada para evitar que a situação manche sua gestão.
Além da sogra, Hissam exonerou a tia da esposa dele, Elizângela Rode. Ela havia sido nomeada como secretária municipal de Planejamento.
O Ministério Público do Paraná informou ter "procedimentos em andamento" sobre as acusações de nepotismo na prefeitura de Araucária. O órgão não deu mais detalhes pois o caso tem ligação com uma menor de idade.
Hissam Hussein virou assunto em todo país após se casar com a adolescente Kauane Rode Camargo, de 16 anos. Na terça-feira, ele anunciou a sua saída do Cidadania.
“Agradeço a convivência que sempre tive na legenda desde 2009, sendo meu único partido de filiação”, disse Hissam em nota.
Prisões e ligação ao tráfico de drogas
Uma reportagem feita à época por um jornal local noticiou que ele foi indicado por um traficante condenado como sendo líder do esquema de tráfico.
Em março de 2000, Hissam saiu preso do depoimento à CPI e ficou detido por 104 dias na Prisão Provisória do Ahú, em Curitiba.
O prefeito foi preso novamente em 2007 pela Operação Metástase, da PF, que teve como alvo 25 suspeitos de participar de um esquema de fraudes em licitações da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).
Em 2012, ao disputar a prefeitura de Araucária pela primeira vez, Hissam declarou ao TSE que tinha apenas o ensino fundamental completo e bens no valor de R$ 1.417.550. Já na última eleição municipal, ele disse ter ensino médio completo e seu patrimônio saltou para R$ 14 milhões.