SEÇÕES

Prefeito é sequestrado e executado com vários tiros; corpo foi abandonado perto de campo de futebol

Martínez disputaria a reeleição no pleito de 30 de novembro, concorrendo pelo Partido Nacional, de orientação conservadora, que faz oposição ao governo.

Prefeito é sequestrado e morto em Honduras; ele buscava a reeleição. | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Francisco Martínez, prefeito de San Isidro, no noroeste de Honduras, foi encontrado morto na madrugada desta quinta-feira (11), após ter sido sequestrado por criminosos armados na cidade de Siguatepeque, a cerca de 90 quilômetros da capital, Tegucigalpa.


🚨 Crime brutal a poucos meses da eleição

O prefeito, de 45 anos, foi abordado enquanto dirigia e forçado a sair do carro por homens fortemente armados. Seu corpo, com várias marcas de tiros, foi encontrado nas imediações de um campo de futebol. Martínez disputaria a reeleição no pleito de 30 de novembro, concorrendo pelo Partido Nacional, de orientação conservadora, que faz oposição ao governo.


⚖️ Histórico polêmico e absolvição judicial

Martínez já havia ganhado destaque em 2015, quando foi preso por suspeita de envolvimento na morte de um jovem que seria namorado de uma de suas filhas. No entanto, a Justiça hondurenha o absolveu um ano depois, conforme reportagens da imprensa local.


🔫 Violência endêmica apesar da queda nos índices

Mesmo com redução nos registros de homicídios, Honduras continua entre os países mais violentos da América Latina. Segundo o portal Insight Crime, a taxa de homicídios no país foi de 25,3 por 100 mil habitantes em 2024, ainda muito acima da média mundial de 6,2 apontada pela ONU. Para efeito de comparação, em 2011, o índice chegou a 68,5.


🕵️‍♂️ Investigação em curso

As autoridades investigam o crime e não descartam nenhuma linha de apuração.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também