SEÇÕES

Prefeito causa revolta ao debochar da contratação de atletas negros após derrota no futebol

Até o momento, Gonzalo Pérez Jácome não se pronunciou novamente sobre a repercussão do post, tampouco se retratou publicamente.

Gonzalo Pérez Jacome questionou a contratação de jogadores negros pelo Real Madrid. | Foto: Reprodução/Facebook
Siga-nos no

O prefeito de Ourense, Gonzalo Pérez Jácome, provocou uma forte reação negativa ao publicar nas redes sociais um comentário considerado racista, logo após a eliminação do Real Madrid na Liga dos Campeões da Europa. A frase, que relaciona o desempenho físico dos jogadores à cor da pele, foi amplamente criticada por internautas e figuras públicas.

“Quem acha que contratar muitos jogadores negros faria diferença física nos jogos, não entende nada de futebol nem de atletismo”, escreveu o prefeito em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), no dia 16 de abril.

DECLARAÇÃO GERA INDIGNAÇÃO

A fala rapidamente ganhou repercussão na rede social, com usuários apontando o conteúdo como racista. Muitos lembraram que o elenco atual do Real Madrid, formado em parte pelos mesmos atletas criticados por Jácome, conquistou a Liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol na temporada anterior.

Críticas também vieram com doses de ironia. Internautas apelidaram o prefeito de “Usain Bolt das rampas rolantes”, em alusão a episódios anteriores envolvendo o político, e questionaram: “Quantos jogadores negros tem o Arsenal?”, em referência ao adversário do Real Madrid na partida.

REPERCUSSÃO E QUESTIONAMENTOS

Diante da polêmica, diversos comentários expressaram indignação com o fato de uma autoridade pública propagar esse tipo de discurso em pleno século XXI. “É vergonhoso. E ainda me pergunto como esse cara acabou sendo eleito… Deve ter sido na base da trapaça”, escreveu um usuário.

Até o momento, Gonzalo Pérez Jácome não se pronunciou novamente sobre a repercussão do post, tampouco se retratou publicamente.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também