SEÇÕES

“Povo merd*, chimpazil”, ex-deputado ataca capital nordestina; prefeita reage e MPF é acionado

Emília Corrêa classificou as falas como xenofóbicas e criminosas, destacando a necessidade de responsabilização legal.

A prefeita Emilia Correa rebateu as falas do ex-deputado Arthur do Val. | Foto: Reprodução/Divulgação
Siga-nos no

O ex-deputado estadual cassado Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei”, voltou ao centro de uma polêmica após publicar um vídeo nas redes sociais com ofensas pesadas e preconceituosas contra o povo de Aracaju (SE). Nas imagens, ele desqualifica o público que participou do show de Wesley Safadão no Forró Caju 2025, um dos maiores eventos culturais do Nordeste, com falas como: “Povo merd, chimpazil, povo bost***”.

REPERCUSSÃO IMEDIATA
As declarações geraram indignação e foram prontamente rebatidas pelas autoridades locais. A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, utilizou as redes sociais neste sábado (13) para repudiar com veemência as falas de Arthur do Val, que já teve o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar após a divulgação de áudios sexistas contra mulheres ucranianas durante a guerra.

Pode me criticar, pode criticar a gestão, mas ofender o povo de Aracaju, aí não. Tomarei as providências legais cabíveis, repudiando essa fala criminosa. Porque o que ele fez não foi crítica. Ele cometeu crime. E crime de xenofobia tem que ser tratado como tal”, afirmou a gestora.

CRIME E RESPONSABILIZAÇÃO
Emília Corrêa classificou as falas como xenofóbicas e criminosas, destacando a necessidade de responsabilização legal. “A nossa Aracaju é feita de gente trabalhadora, honesta, acolhedora… respeite a nossa gente. Respeite Aracaju. Enquanto eu estiver prefeita, isso não vai acontecer. Meu povo será defendido, protegido com todas as medidas que forem necessárias”, completou.

VICE TAMBÉM SE POSICIONA
O vice-prefeito Ricardo Marques também condenou as declarações. “Aceitamos críticas políticas, mas ofensas ao nosso povo, jamais. Lembro que xenofobia é crime e está enquadrado na Lei do Racismo”, escreveu nas redes sociais. Marques anunciou que vai protocolar uma notícia de fato junto ao Ministério Público Federal (MPF) para que sejam adotadas medidas judiciais cabíveis.

REINCIDÊNCIA E DESRESPEITO
Arthur do Val já protagonizou outras polêmicas, incluindo o caso em que afirmou, em áudio, que “as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres”, o que culminou em sua cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo. Agora, o ex-deputado volta a ser alvo de críticas por falas agressivas e discriminatórias, desta vez contra uma população inteira durante um evento tradicional nordestino.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também