SEÇÕES

Políticas sociais do Brasil ganham destaque em Cúpula da ONU, no Catar

Wellington Dias destaca avanços em segurança alimentar e inclusão socioeconômica durante evento internacional.

Ministro Wellington Dias em Doha, no Catar. | Fotos: Roberta Aline/ MDS
Siga-nos no

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, participou nesta terça-feira (4), em Doha, no Catar, do debate “Brasil de volta aos trilhos: indicadores sociais e econômicos e políticas de desenvolvimento social”, realizado durante a Segunda Cúpula para o Desenvolvimento Social.

MDS no Catar./Foto: Roberta Aline/ MDS

Durante o evento, o ministro e os secretários do MDS destacaram iniciativas que reduziram a desigualdade, fortaleceram a segurança alimentar e impulsionaram a inclusão socioeconômica. Wellington Dias pontuou as principais medidas adotadas durante sua gestão, entre elas:

  • Modernização do Cadastro Único, que identifica e caracteriza as famílias brasileiras de baixa renda;

  • Implementação de políticas de segurança alimentar e nutricional, que contribuíram para a retirada do Brasil do Mapa da Fome da ONU;

  • Criação da Política Nacional de Cuidado e Família, que se tornou lei;

  • Redesenho do Programa Bolsa Família;

  • Implementação do Programa Acredita no Primeiro Passo.

O ministro defendeu que as políticas sociais são estratégicas para o desenvolvimento econômico e ressaltou a importância da cooperação internacional no combate à fome e à pobreza.

“O Brasil não quer melhorar economicamente e socialmente sozinho; quer dar as mãos, aprender com outros países e fazer parcerias para que possamos crescer juntos”

"Enquanto houver alguém passando fome ou na pobreza, em qualquer lugar do mundo, isso também é problema do Brasil, e queremos estar juntos para vencer”, finalizou Wellington Dias.

Wellington Dias./Foto: Roberta Aline/ MDS

Além de ministro, Wellington Dias é copresidente da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa do Governo do Brasil que busca contribuir para que os países alcancem as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Modernização do Cadastro Único

Lançado em março de 2025, o novo Cadastro Único trouxe integração com outros registros administrativos, melhorando a qualidade dos dados e a efetividade das políticas para famílias de baixa renda. A plataforma atualiza mensalmente informações de 40 milhões de famílias e conta com módulo de treinamento a distância para operadores do sistema.

Bolsa Família

Relançado em 2023, o Bolsa Família atende quase 19 milhões de famílias e reforça o combate à fome e à pobreza, com foco especial na infância. O programa integra políticas públicas e garante transição segura ao mercado de trabalho, mantendo 50% do benefício por 12 meses quando há aumento de renda e permitindo o retorno caso os ganhos caiam.

Segurança Alimentar e Nutricional

As ações do governo permitiram que o Brasil saísse novamente do Mapa da Fome da ONU, com menos de 2,5% da população em subalimentação. O resultado é atribuído à continuidade de políticas públicas robustas e coordenadas voltadas à população mais vulnerável.

Inclusão Socioeconômica

O programa Acredita no Primeiro Passo apoia famílias do Cadastro Único na geração de renda e empreendedorismo, promovendo capacitação e inclusão produtiva. Entre 2019 e 2024, a extrema pobreza caiu de 7% para 3%, e o desemprego, de mais de 14% para menos de 6%.

Política Nacional de Cuidados e Família

Transformada em lei, a Política Nacional de Cuidados reconhece o ato de cuidar como trabalho e o direito de ser cuidado como princípio civilizatório, criando redes de apoio para famílias, idosos e pessoas com deficiência, com iniciativas como as cuidotecas.

A delegação brasileira, liderada por Wellington Dias, participa da Segunda Cúpula para o Desenvolvimento Social, em Doha (Catar), onde foi assinada a Declaração Política de Doha, reforçando o compromisso global por sociedades mais justas e inclusivas.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também