Antes do anúncio do tarifaço por Donald Trump no início de abril, a economia dos EUA já mostrava sinais de retração. No primeiro trimestre de 2025, o PIB do país caiu 0,3% em relação aos três meses anteriores, segundo o Escritório de Análise Econômica (BEA).
O recuo do PIB americano no 1º trimestre de 2025, de 0,3% em taxa anualizada, marcou a primeira queda desde o início de 2022 e surpreendeu negativamente o mercado. No trimestre anterior, a economia havia crescido 2,4%. A projeção mediana da Bloomberg indicava alta de 0,5%, com a menor estimativa em 0,2%, o que fez as Bolsas caírem com o resultado abaixo do esperado.
Segundo o BEA, a queda do PIB dos EUA no 1º trimestre foi puxada pelo aumento das importações e pela redução dos gastos públicos — fatores que impactam negativamente o indicador.
O resultado só não foi mais fraco devido ao crescimento dos investimentos, das exportações e do consumo das famílias, embora esse último tenha perdido força: os gastos dos consumidores subiram 1,8% em ritmo anualizado, bem abaixo dos 4% registrados no final de 2024.