Piauí lança 2º edital do Programa de Alimentação Saudável nesta quinta

Programa tem como meta beneficiar 40 mil famílias.

Programa beneficia agricultura familiar | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O segundo edital do Programa de Alimentação Saudável será lançado nesta quinta-feira, 11, pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), em solenidade no Palácio de Karnak, às 16h.

O programa, com investimento de R$ 2 milhões, tem como objetivo promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar e a meta é beneficiar 40 mil famílias.

O novo edital permitirá o credenciamento de organizações sociais sem fins lucrativos e cooperativas que serão fornecedores de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Os produtos serão destinados à doação simultânea a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. A previsão é de que 600 toneladas de alimentos sejam comprados.

Programa pretende incluir 40 mil famílias no Piauí (Divulgação)Programa promove inclusão produtiva rural das famílias

Segundo a secretária da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, o programa promove a inclusão produtiva rural das famílias e surgiu em meio à pandemia, para reduzir os índices de insegurança alimentar.

“É um programa de enfrentamento aos efeitos da pandemia, que atua dentro do PRO Piauí/PRO Social e tem como objetivo adquirir os alimentos agroecológicos dos agricultores e agricultoras familiares e doar para entidades que desenvolvem ações para as famílias em vulnerabilidade social. São recursos do Governo do Estado e de emendas de parlamentares que acreditam na força da nossa agricultura familiar”, conta.

Cabe ressaltar que o Programa de Alimentação Saudável (PAS) foi uma forma encontrada pelo Governo do Piauí em garantir recursos próprios para a compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar, uma vez que nos últimos dez anos, caíram em mais de 95% a comercialização, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), que advém do orçamento federal, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O Programa de Alimentação Saudável (PAS) é realizado em parceria com a Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e o Emater. No primeiro edital, em 2020, quase 1 milhão e meio de reais foram investidos na compra de alimentos da agricultura familiar e aproximadamente 20 mil famílias foram beneficiadas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES