Novo relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indica que o percentual da população de 6 a 14 anos que frequentava ou já tinha concluído o ensino fundamental é o segundo maior do Brasil. Em linhas gerais, o Piauí ficou na liderança do Nordeste alcançando 98,8% dos piauienses nessa faixa etária.
Para se ter uma ideia da importância dos dados, só foi observado um índice superior no Mato Grosso do Sul (98,9%). Sendo assim, o demonstrativo reitera que nos últimos seis anos o avanço foi de 1,9% no Piauí. O ano base do estudo nesta faixa etária foi de 2017.
Diante disso, o INEP sintetiza que o atendimento da população de 6 a 14 anos no ensino fundamental, observa-se a redução da desigualdade entre as áreas urbanas e rurais ao longo dos últimos anos, sendo praticamente nula a diferença estimada em 2017, quando a cobertura foi de 97,8% da população de 6 a 14 anos no ensino fundamental nas áreas urbanas e 97,6% nas áreas rurais.
Também é praticamente nula a diferença de atendimento entre meninos e meninas na faixa etária de 6 a 14 anos no ensino fundamental, ficando em torno de 0,3%. entre 2012 e 2017.
Nos últimos anos, o governador do Piauí Wellington Dias (PT) tem focado na educação, de modo a corresponder as demandas, principalmente no interior, onde ainda há uma série de deficiências a serem supridas.