Em setembro, o Piauí bateu o recorde histórico na geração de energia eólica, com a produção de 1.159 megawatts (MW) médios. Em julho, as usinas eólicas já haviam superado o patamar de 1.000 megawatts, resultado mantido também em agosto. Além disso, nos últimos 12 meses, o volume de energia eólica gerada no Piauí cresceu mais de 20%, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), que mede as usinas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Quando se compara com o resultado dos últimos cinco anos, ou seja, o assinalado em setembro de 2015, o crescimento é de 585%. Ou seja, o Piauí mais do que quintuplicou a geração de energia nessa matriz renovável.
Os bons resultados obtidos no Piauí ajudaram a alavancar o sistema no Estado como todo, o ONS também sintetiza que a energia eólica registrou recorde de geração média diária no Nordeste no dia 06 de setembro, ao produzir 8.722 MW médios, com um fator de capacidade de 74%. O volume de energia foi responsável por atender 87% da carga da região no dia.
O recorde decorreu da intensificação do sistema de alta pressão que atuou no litoral do estado da Bahia, o que proporcionou geração eólica mais elevada, principalmente, nos estados da Bahia, Piauí e Pernambuco.
O recorde anterior de geração média no Nordeste havia ocorrido em 26 de agosto, quando foram produzidos 8.650 MW médios.
Além disso, o Operador Nacional do Sistema ainda revela que no dia 23 de setembro, o Nordeste também bateu o recorde de geração de energia eólica instantânea; o pico de geração eólica foi registrado às 22h57, quando foram produzidos 9.749 MW, com um fator de capacidade de 83%. O montante correspondeu a 89% de toda a carga do Nordeste naquele momento. O recorde anterior havia ocorrido em 5 de agosto, quando foram gerados 9.632MW.
Um novo recorde de geração eólica instantânea no SIN também foi registrado no dia 23. O pico de geração atingiu 11.257 MW, às 22h57.
Os recordes decorreram da intensificação do sistema de alta pressão sobre a região Sudeste e o sul do estado da Bahia, o que proporcionou geração eólica mais elevada.