Percebendo a importância da testagem para a noção real do número de infectados, o governador Wellington Dias (PT) confirmou no sábado, 04 de abril, que o Piauí comprou mais 110 mil testes rápidos que serão utilizados no diagnóstico da Covid-19. Ao todo, o investimento chega na casa dos R$ 120 milhões. O objetivo é evitar a propagação do vírus.
“Destaco que o objetivo é esse e vamos trabalhar essa medição de forma moderna, junto com a empresa Gol e a In loco, que permite que através da geolocalização saibamos onde tem as aglomerações, destaco ainda que recebemos 17,5 mil kits para testes rápidos, temos um modelo de exame que é feito normalmente com a saliva e temos agora um mais moderno e autorizei a compra de 110 mil kits, aplicamos cerca de 120 milhões de reais para a aquisição desse teste mais rápido”, afirmou.
O líder piauiense ainda fez uma crítica à atuação do Governo Federal. “Quero reconhecer o Brasil tá cometendo um erro muito grande que é não colocar as condições para fazer esses exames com mais celeridade, o Piauí adquiriu esse 110 mil, mas vamos precisar de 300 mil para que possamos examinar todas as pessoas que estão procurando as Unidades Básicas de Saúde, a rede hospitalar para ter o acompanhamento real”, complementou.