PGR denuncia 3 deputados do PL por suposto desvio de emendas

Denúncias contra Josimar Maranhãozinho (MA), Pastor Gil (MA) e Bosco Costa (SE) foram encaminhadas ao STF.

Deputados do PL | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma denúncia contra três deputados do PL, acusados de corrupção passiva e organização criminosa em um suposto esquema de desvio de recursos provenientes de emendas parlamentares.

A denúncia foi encaminhada ao STF em agosto e envolve os deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE). As defesas dos parlamentares optaram por não comentar as acusações.

Além dos deputados, a PGR também denunciou mais seis pessoas no caso. A acusação sustenta que o grupo associado aos parlamentares teria desviado recursos destinados à Prefeitura de São José de Ribamar, no Maranhão.

Segundo a PGR, o então prefeito da cidade maranhense foi pressionado a devolver parte dos valores, mais de R$ 1 milhão, mas a operação não chegou a ser concretizada neste caso.

A investigação foi aberta em 2021 – época em que o chamado "orçamento secreto" estava em vigor. Esse mecanismo pouco transparente de distribuição de recursos públicos via emendas foi declarado inconstitucional pelo STF no final de 2022.

Em março de 2022, os parlamentares foram alvos de uma ação da Polícia Federal que apurava esquema de desvio de emendas parlamentares para os municípios do interior do estado do Maranhão.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES