PF envia lista de nomes de foragidos do 8 de janeiro para polícias da América

Entidade que reúne polícias da América recebeu 29 nomes para localizar e ajudar em processo de extradição

Avalie a matéria:
Atos antidemocráticos do 8 de janeiro | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na semana passada, a Coordenação-Geral de Cooperação Policial da Polícia Federal solicitou assistência à Ameripol para localizar 29 brasileiros fugitivos. A Ameripol, semelhante à Interpol das Américas, pode facilitar a localização por meio da cooperação entre as polícias dos países membros. 

30 PAÍSES PARTICIPAM DA AMERIPOL

A Ameripol encaminhou os nomes dos foragidos para a rede Anfast, que opera dentro do organismo para localizar endereços de fugitivos. Atualmente, 30 países das Américas participam da Ameripol e têm acesso à lista Anfast, onde as polícias locais realizam buscas utilizando diferentes métodos, como rastreamento de transações de cartão de crédito e verificação de documentos em órgãos públicos. Cada país segue seus próprios procedimentos de investigação e leis.

OPERAÇÃO LESA PÁTRIA

Antes de contatar a entidade, a Polícia Federal localizou 48 brasileiros foragidos na Argentina. As prisões fazem parte da operação Lesa Pátria, que visa prender 209 indivíduos condenados por envolvimento em atos antidemocráticos em 8 de Janeiro. Alguns estavam foragidos, outros violaram medidas cautelares, incluindo retirar ilegalmente tornozeleiras eletrônicas.

83 FORAGIDOS AINDA NÃO IDENTIFICADOS

Até agora, 50 pessoas foram localizadas e detidas em vários estados brasileiros, enquanto outros 48 foram encontrados através de cooperação policial. Vinte e nove fugitivos foram enviados à Ameripol, e mais nomes serão encaminhados em breve. No entanto, 83 foragidos ainda não foram identificados.

Para capturar os condenados ou investigados foragidos, a Polícia Federal solicitará extradição. Nesse ponto, a cooperação passa a ser judicial, envolvendo o Supremo Tribunal Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES