SEÇÕES

'Pessoas como Mujica não morrem', diz Lula após velório do ex-presidente

Em declaração à imprensa após o velório, Lula afirmou que figuras como Mujica “não morrem”, pois suas ideias seguem vivas.

'Pessoas como Mujica não morrem', diz Lula após velório do ex-presidente | Foto: Ricardo stuckert/Presidência da República
Siga-nos no

Durante cerimônia de despedida em Montevidéu, nesta quinta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou homenagem ao ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, falecido na última terça-feira (13), aos 89 anos, vítima de um câncer que se espalhou por diversos órgãos.

Em declaração à imprensa após o velório, Lula afirmou que figuras como Mujica "não morrem", pois suas ideias seguem vivas. O petista descreveu o líder uruguaio como um “ser humano superior” e relembrou o período em que Mujica ficou preso por 14 anos, sendo torturado durante a ditadura no Uruguai.

— O que é gratificante para nós, seres humanos, é que uma pessoa como Pepe Mujica não morre. Se foi o corpo dele, a carne dele se vai, mas as ideias que ele plantou, inclusive a generosidade de alguém que saiu da prisão sem ódio, são uma dádiva de Deus — afirmou.

Lula disse ter ido ao velório para se despedir de alguém que aprendeu a respeitar profundamente ao longo da vida. Ele também destacou a capacidade de Mujica de dialogar com diferentes gerações, em especial com os jovens.

O presidente ainda mencionou o papa Francisco como outra grande perda recente para o mundo, embora o Vaticano não tenha anunciado o falecimento do pontífice até o momento da declaração.

— Espero que os dois, onde estiverem no céu, ajudem a abençoar a humanidade para que seja mais fraterna, solidária e que a política seja feita com mais dignidade e respeito — concluiu.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também