A proposta de acabar com a escala 6x1, que está sendo debatida na Câmara dos Deputados, conta com o apoio de 70% da população, de acordo com uma pesquisa do Projeto Brief em parceria com a plataforma Swayable.
de esquerda à direita
Uma pesquisa, que reuniu 3.122 pessoas em todo o Brasil, revela que a causa é reforçada tanto por quem se identifica com a esquerda (81,3%) quanto com a direita (59,4%). O levantamento também mostra que, ao ser apresentado argumentos detalhados sobre a proposta, o apoio cresceu, especialmente entre a esquerda (91,3%) e a direita (71,5%).
O apoio à mudança é ainda mais expressivo entre as mulheres, com 86% delas se manifestando a favor, contra 76% dos homens. A proposta, que ganhou visibilidade nas redes sociais no mês passado, é conhecida por 89% dos entrevistados. Para 65,8% dos entrevistados, a resistência das empresas à medida está relacionada à exploração dos trabalhadores, maximizando os lucros, enquanto 68,1% acreditam que uma elite econômica se opõe aos avanços nos direitos trabalhistas.
aumento da produtividade
Além disso, 77,6% dos participantes afirmaram que mais tempo de descanso poderia aumentar a produtividade dos trabalhadores, contradizendo um dos principais argumentos contrários à proposta. A pesquisa também revela que 44,6% dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL) se sentem mais alinhados à esquerda ao saber que o fim da escala 6x1 é uma causa progressista, enquanto 64,6% dos republicanos de direita afirmam que a oposição de direita parte de seus representantes à pauta prejudica sua visão sobre a direita.
Realizada entre os dias 22 e 26 de novembro, a pesquisa foi feita por meio de redes sociais, com participação voluntária e anônima dos entrevistados. Os dados demográficos, como gênero, raça e idade, também foram encontrados para analisar as percepções sobre o fim da escala 6x1, oferecendo uma visão abrangente do apoio a essa medida.
Para mais informações, acesse meionews.com