Pesquisa realizada pelo Instituto DataMax no final de junho nas diversas regiões do Piauí indica uma aprovação histórica das gestões estadual e federal. A sondagem questionou os entrevistados se aprovavam, ou não, as administrações do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) e Luís Inácio Lula da Silva (PT), presidente do Brasil. Os números apontam para uma aprovação consolidada no estado de ambos os líderes.
Liderada pelo matemático Rafael Fonteles, a administração do Estado do Piauí é aprovada por 88,05% dos entrevistados, enquanto aqueles que não aprovam a atual gestão chegam a apenas 11,95%. O levantamento converge com o compilado de pesquisas divulgado pela Revista Veja que mostram Rafael Fonteles como o governador melhor avaliado do Brasil.
Rafael Fonteles tem ganhado evidência, aumentando sua popularidade com ações em áreas extremamente delicadas, como a segurança pública. Uma delas, a descentralização das forças policiais, reforçando o interior do Piauí com cerca de mil novos agentes. Outro setor de destaque é a saúde. A expectativa é pelo fim da fila de cirurgias e a agilidade nos atendimentos de média e alta complexidade em todas as regionais.
Já a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, que cumpre o seu terceiro mandato frente ao Palácio do Planalto, é aprovada por 86,80% dos entrevistados; outros 13,20% reprovam a administração.
Lula, por sua vez, conquista o alto indíce com as recentes ações de cunho social. Além de medidas que elevam os indicadores econômicos, Lula realizou mudanças que resultaram no aumento no valor dos repasses do Bolsa Família, um dos maiores programas sociais do país.