O vereador Renato Bérger presidiu a audiência pública realizada nesta terça-feira, 9, na Câmara Municipal de Teresina para apresentação do Projeto de Lei do Orçamento Anual 2022 e o Programa de Plurianual (PPA 2022-2025).
A audiência solicitada pela Secretaria Municipal de Planejamento, secretário João Henrique de Almeida Sousa, que falou sobre é o orçamento da administração do Dr. Pessoa. Neste ano, exerceu orçamento da gestão anterior, o que é natural e constitucional. "Este orçamento será executado pelo Dr. Pessoa, dentro do que ele planejou para sua gestão à frente de Teresina", diz o secretário.
Segundo o secretário João Henrique, o orçamento vai contemplar as ideias e projetos do Dr. Pessoa para Teresina. “Tivemos algumas novidades, no documento prévio apresentado há 3 ou 4 meses, o orçamento previsto era de 3,7 bilhões. Agora, após conversa com a Secretaria de Finanças, foi possível projetar orçamento de mais de R$ 4 bilhões”, disse João Henrique, enfatizando que houve uma estrutura de muitos estudos e colaboração com a Secretaria de Finanças. “Trouxemos para apreciação, um orçamento que ultrapassou a R$ 4 bilhões e acreditamos que vai atender as demandas de 2022”, diz.
Obras de saneamento estão entre as prioridades
O Plano Plurianual (PPA) também foi entregue e tem como prioridade as áreas de saneamento. “Doutor Pessoa está determinado a executar a obra de saneamento da zona leste, que está em pleno andamento e terá resultado já neste período chuvoso, mesmo sem estar concluída, vai amenizar a situação clássica de alagamentos da zona leste. Outras obras deste porte também serão implementadas já no próximo ano”, disse o secretário, destacando os recursos destinados à educação e saúde e, em especial, o prefeito pretende realizar o Hospital da Mulher.
Eixos
A secretária-executiva da Semplan, Kárita Alen Pereira dos Santos, a proposta contempla cinco grandes eixos, como segurança e saúde, educação, economia, mobilidade, meio ambiente e governo.
Segundo Kárita, o orçamento foi elaborado com participação da sociedade, com mais de 50 instituições, mais de 14 audiências públicas.
Na PLOA 2022, Kárita falou do incremento das fontes, sendo 47% de recursos próprios e 53% de outras fontes.