No seu terceiro dia em Havana, o presidente Barack Obama fará nesta terça-feira (21) um discurso histórico aos cubanos que já é considerado pela Casa Branca como um "momento único" na história da relação entre Cuba e Estados Unidos. Obama falará do palco do Gran Teatro Alicia Alonso, e seu discurso será transmitido ao vivo pela rádio e pela TV cubana.
Segundo assessores da Casa Branca, o discurso é uma oportunidade para Obama descrever o estágio em que está a relação entre os dois países, rever o histórico complicado entre eles e expressar sua visão de como as duas nações podem trabalhar em conjunto para estreitar as relações.
Obama chegou em Havana neste domingo acompanhado de sua mulher Michelle Obama e das filhas Sasha e Malia. No domingo, a família fez um passeio pela cidade. Nesta segunda, o presidente americano se reuniu com Raúl Castro no Palácio da Revolução e participou de uma cerimônia em homenagem ao herói independentista José Martí na emblemática Praça da Revolução, na mesma praça onde há também uma imagem de Ernesto Che Guevara.