Na segunda-feira (22), o desembargador Sebastião Ribeiro Martins foi escolhido como o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para o biênio 2024/2026. A votação ocorreu durante a abertura do Ano Judiciário 2024 na sede do Tribunal de Justiça do Piauí. O desembargador Ribeiro, que anteriormente atuou como vice-presidente, assume agora a presidência do TRE-PI, tendo como vice o desembargador Ricardo Gentil. O mandato da nova diretoria abrangerá as eleições municipais de 2024, e a posse está agendada para abril.
Em suas palavras após a aclamação, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins expressou gratidão pela confiança de seus pares e enfatizou a importância das eleições municipais, destacando que o TRE conta com uma equipe altamente capacitada. Ele ressaltou que mais de 10 mil urnas eletrônicas serão utilizadas nas eleições, sendo estas mais rápidas e seguras do que as fabricadas até 2015. O desembargador também apontou que temas cruciais, como o combate às fake news e a promoção da democracia, serão foco durante o pleito deste ano. Ele assegurou que a Justiça Eleitoral será rigorosa para garantir equilíbrio nas eleições, especialmente no que diz respeito à disseminação de informações falsas.
“Nós temos 224 municípios no estado do Piauí e o TRE tem uma equipe muito bem preparada. Serão utilizadas, nessas eleições, mais de 10 mil urnas eletrônicas; essas urnas são 18 vezes mais rápidas e mais seguras que as urnas fabricadas até 2015. (...) A Justiça Eleitoral será rigorosa para que haja equilíbrio nas eleições, especialmente em relação à disseminação de fake news”, cravou
O desembargador Ricardo Gentil, agora vice-presidente do TRE-PI, agradeceu a confiança de seus colegas e reconheceu a responsabilidade de liderar um processo eleitoral. A posse da nova diretoria está programada para o dia 8 de abril, marcando a transição dos desembargadores Erivan Lopes, presidente, e José James Pereira, vice-presidente e corregedor.
Além da escolha da nova diretoria, uma Sessão Solene presencial no Plenário do TRE está marcada para esta terça, 23 de janeiro, onde os Juízes José Maria de Araújo Costa e Fábio Leal da Silva Viana assumirão como membros da Corte Eleitoral Piauiense para o biênio 2024/2026. José Maria ocupará a vaga deixada por Thiago Mendes de Almeida Férrer, enquanto Fábio Leal substituirá Marcelo Leonardo Barros Pio, cujos mandatos encerraram em 19/07/2023.