Pelo menos três parlamentares do Piauí assinaram, até o momento, a PEC- VAT (Vida Além do Trabalho), formalizada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) no Congresso Nacional.
Todos são do PT. Florentino Neto, Francisco Costa e Merlong Solano assinaram e divulgaram em suas redes sociais que assinaram a PEC. "Quem acorda cedo para trabalhar e garantir seu sustento merece salário justo e condições de trabalho adequadas. Por isso assinei a PEC pelo fim da jornada 6x1", escreveu Merlong (PT) em uma rede social.
O projeto é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que demanda o apoio de um terço dos parlamentares para tramitar. Na prática, são necessários 171 nomes.
Na justificativa, Erika Hilton cita experiências internacionais de sucesso com a redução das jornadas de trabalho para 4 dias, sem corte salarial. “A alteração proposta à Constituição Federal reflete um movimento global em direção a modelos de trabalho mais flexíveis aos trabalhadores, reconhecendo a necessidade de adaptação às novas realidades do mercado de trabalho e às demandas por melhor qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares”, destaca a proposição.
“O momento é o de transformar as garantias conquistadas por determinadas categorias profissionais em direito para todos os trabalhadores brasileiros, especialmente, requerendo o fim da escala 6×1 e adoção da jornada de 4 dias no Brasil”, prossegue.
Dos 10 parlamentares piauienses, ainda não se manifestaram sobre o assunto, os deputados: Júlio César, Castro Neto (PSD), Julio Arcoverde (Progressistas), Flavio Nogueira (PT), Atila (Progressistas), Jadyel Da Jupi (Republicanos) e Marcos Aurélio Sampaio (PSD).