SEÇÕES

No Congresso, Donald Trump cita Brasil entre os alvos de nova rodada de tarifas

No dia em que confirmou a taxação de China, México e Canadá, presidente fez mais ameaças a diferentes nações com uma série de modalidades de sobretaxa

No Congresso, Donald Trump cita Brasil entre os alvos de nova rodada de tarifas | Foto: Reprodução/Instagram/realdonaldtrump
Siga-nos no

Em um discurso recente no Congresso dos Estados Unidos, Donald Trump reafirmou sua política protecionista e anunciou planos para implementar novas taxações. Durante sua fala, ele mencionou o Brasil como um dos países que, segundo ele, historicamente impuseram tarifas sobre produtos americanos.

Trump também citou a União Europeia, Índia, Coreia do Sul, México e Canadá, destacando sua intenção de adotar o que chama de “tarifas recíprocas”, a partir de 2 de abril. Segundo o presidente, essas nações aplicam taxas sobre produtos dos EUA que podem ultrapassar 100% ou chegar a valores duas a quatro vezes superiores à média tarifária americana.

AMEAÇA CUMPRIDA

Nesta terça-feira, Donald Trump impôs uma tarifa de 25% sobre importações do Canadá e México e dobrou a taxa sobre produtos chineses para 20%. Com isso, as tarifas dos EUA atingiram o nível mais alto desde o início do século XX, segundo a Universidade Yale. Os três países retaliaram, e os americanos também sentirão os impactos. 

Empresas dos EUA alertaram que as tarifas serão repassadas aos preços, impulsionando a inflação. Com a escalada da guerra comercial de Trump, bolsas caíram e o dólar enfraqueceu. México e China reagiram com cautela, enquanto o Canadá adotou uma postura mais firme.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também