Algumas ações e medidas, de combate e prevenção ao crack, promovidas por prefeituras serão apresentadas no Seminário Nacional: Os Municípios como Protagonistas no Enfrentamento ao Crack. O evento será no dia 15 de maio, e é uma das atividades da mobilização municipalista nacional, na Capital Federal.
O encontro chamado de Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, reunirá milhares de pessoas em um debate sobre a problemática da droga no País.
De acordo com a programação, o seminário será dividido nos seguintes eixos: Segurança Pública, Prevenção e Acompanhamento, Tratamento e Reinserção Social e Apresentação da Política Nacional de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Os ministros da Saúde, Alexandre Padilha e da Justiça, José Eduardo Cardozo, vão participar das plenárias, além do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.
?Como já divulgamos, o crack está espalhado por 98% dos Municípios, e as prefeituras estão tendo que enfrentar os problemas que a circulação da droga causa?, destaca Ziulkoski. Ele alerta para a necessidade de ter dados reais e atualizados da problemática para definir o que compete a União, aos Estados e aos Municípios. ?É preciso uma ação integrada, uma estratégia de enfrentamento. Para isso estamos tentando, agora, levantar a quantidade de usuários?, contou.