Deputado estadual e candidato do PT nas eleições de 2024 em Teresina, Fábio Novo concedeu entrevista nesta terça-feira (08) ao jornal Agora, da TV Meio. Novo comentou sobre sua campanha e avaliou a eleição em que saiu derrotado por Sílvio Mendes, do União Brasil.
Questionado sobre o resultado, Novo afirmou que ainda vai se reunir com cientistas políticos para identificar o que de fato aconteceu. Segundo ele, os resultados esperados eram apontados por muitas pesquisas, incluindo até institutos nacionais.
Foi algo muito atípico. Na véspera da eleição, todos os institutos davam que a gente vencia a eleição. Institutos nacionais, como a Exame, o UOL também dava isso, a CNN Brasil que a gente ganhava com 12 pontos. Precisamos entender o que aconteceu. Na pesquisa as pessoas falavam uma coisa, e na urna aconteceu outra situação. Nós comprovamos uma coisa, a nossa base não tínhamos um casamento completo do voto, do vereador com o prefeito. Muitas lideranças votavam no vereador, mas não votavam no prefeito. Tivemos na ordem de 46% de fidelidade. Esse não era o suficiente. E tivemos um fenômeno das lideranças que votaram nos vereadores do Dr. Pessoa migrando mais de 70% para Sílvio. Conseguimos consquistar quase 200 mil teresinenses. Batemos na trave, mas temos que respeitar.
FUTURO POLÍTICO
Sobre qual seria sua próxima disputa política, Fábio Novo não descartou, mas disse ser difícil tentar uma vaga como deputado federal. Ele lembrou ainda que se afastou de colégios eleitorais no interior para se dedicar em Teresina.
Não me preparei para ser deputado federal, nem passou isso pela minha cabeça. Tenho votos no interior, com as minhas lideranças fui muito claro que não dava para ir nesse momento no interior, pois tinha uma missão maior, então temos que reconstruir tudo isso.
LIDERANÇA DO GOVERNADOR
Líder do governador antes de se afastar para a campanha na capital, Fábio revelou que terá nesta terça uma conversa com Rafael Fonteles para alinhar alguns pontos e avaliar o pleito.
A ele cabe escolher uma pessoa para dialogar na Assembleia Legislativa. Eu vou conversar com o governador hoje a tarde com muita serenidade e avaliar tudo que aconteceu e projetar os próximos passos.
LIGAÇÃO DE SÍLVIO
No domingo eu telefonei para ele, ele não pode me atender. Quem estava próximo era o vereador Edson Melo e eu pedi para transmitir meus parabéns pela eleição e disse que estava a disposição para ajudar a cidade de Teresina. No dia seguinte, ele me telefonou agradecendo, dizendo que tinha sido um gesto educado. Eu não sou oposição a Teresina.
QUEM GANHOU NO PIAUÍ?
Sobre o resultado das eleições em 2024 no Piauí, Fábio defendeu que a base governista saiu na frente. "Quem ganhou fomos nós. Os números mostram isso. Nós tivemos os três prinicpais partidos da base com maior número de prefeitos. Esses três dá 172 prefeituras".