Durante viagem à Rússia neste sábado (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou o esquema de fraudes no INSS. Questionado sobre as críticas à suposta demora nas investigações, Lula respondeu que "não tem pressa".
"Eu não tenho pressa. O que eu quero é que a gente consiga apurar para contar ao povo brasileiro a verdade e somente a verdade", afirmou.
Segundo o presidente, o foco dos órgãos envolvidos na investigação é apurar com seriedade e não fazer um "show de pirotecnia".
"Como a gente quer apurar com muita seriedade, tanto a CGU quanto a Polícia Federal foram a fundo na exploração para chegar no coração da quadrilha. Se tivesse feito um carnaval há um ano, possivelmente, poderia ter parado no carnaval, como acontece em todas as denúncias. Você faz um show de pirotecnia numa semana e na outra se esquece", disse.
Perguntado sobre o ressarcimento dos aposentados descontados indevidamente, Lula respondeu que a devolução depende da constatação de quantas pessoas foram, de fato, enganadas. "O que eu sei é que eles não terão prejuízo", finalizou.
COMUNICADO DO INSS
Na sexta-feira (9), o INSS anunciou que irá devolver R$ 292.699.250,33 a aposentados e pensionistas entre os dias 26 de maio e 6 de junho. O valor corresponde a descontos referentes às mensalidades de abril, realizados por sindicatos e associações mesmo após o bloqueio, já que a folha do mês já havia sido processada.