Morre Marcos Vilaça, ex-presidente da ABL e ex-ministro do TCU

A informação foi confirmada pela assessoria da Academia Brasileira de Letras (ABL), instituição da qual fazia parte

Marcos Vilaça passou 40 anos como imortal da ABL  | Imagem: Reprodução/ABL Marcos Vilaça passou 40 anos como imortal da ABL | Foto: Imagem: Reprodução/ABL
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O professor, advogado, jornalista, ensaísta e poeta Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça faleceu neste sábado (29), no Recife, aos 85 anos. A informação foi confirmada pela assessoria da Academia Brasileira de Letras (ABL), instituição da qual fazia parte. A causa da morte não foi divulgada.

NOME EM DESTAQUE

Vilaça ocupava a cadeira de número 26 da ABL desde 1985, sucedendo Mauro Mota. Além disso, presidiu a instituição em dois períodos, de 2006 a 2007 e entre 2010 e 2011. No âmbito jurídico, foi ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).

Natural de Nazaré da Mata (PE), nasceu em 30 de junho de 1939. Formou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco e atuou como professor de direito internacional.

Era filho de Antônio de Souza Vilaça e Evalda Rodrigues Vilaça. Foi casado com Maria do Carmo Duarte Vilaça, já falecida, com quem teve três filhos: Marcantônio, falecido em 2000, Rodrigo Otaviano e Taciana Cecília.

PRINCIPAIS OBRAS

Entre suas publicações estão obras como Nordeste: Secos & Molhados (1972), Recife Azul, Líquido do Céu (1972), O Tempo e o Sonho (1984) e Por uma Política Nacional de Cultura – Ministério da Educação e Cultura (1984).

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com