O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), respondeu às críticas do governo americano à Justiça brasileira e agradeceu ao ministro Flávio Dino, que se manifestou publicamente em sua defesa.
A declaração de Moraes foi feita durante a leitura de um relatório sobre as ações da Lei de Abuso de Autoridade. O julgamento, do qual Moraes é relator, teve início nesta tarde.
Ao começar sua fala, Moraes fez referência ao 73º aniversário da reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) em sua sede, em Nova Iorque. Ele também destacou que os ideais da época continuam vivos, mencionando a "luta contra o fascismo, nazismo e imperialismo".
"Nesses 73 anos de inauguração da sede oficial da ONU é importante que reafirmemos compromissos com a democracia, direitos humanos, igualdade entre nações", declarou.
"Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822 e com coragem estamos construindo república cada vez melhor", completou
"Sem coação ou sem hierarquia entre estratos, é com respeito à autodeterminação dos povos e igualdade entre os países. Como proclamado, inclusive, pelo artigo 4º da nossa Constituição Federal, e bem lembrado hoje, em mensagem do ministro Dino. A quem agradeço e digo, será um grande prazer conhecer a belíssima Carolina do Maranhão, Carolina do Estado do Maranhão em que sua excelência também governou por dois mandatos", mencionou Moraes.