Moraes manda tirar do ar conteúdo com acusações de ex de Arthur Lira

Depois do Twitter, Youtube também foi alvo de ordem para suprimir conteúdos sobre suspeitas de agressão e corrupção contra Lira.

Avalie a matéria:
Ministro Alexandre de Moraes | Reprodução

Nesta terça-feira (18), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ordenou a remoção de dois vídeos e duas reportagens jornalísticas que traziam acusações de Jullyene Lins contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), incluindo agressão física, estupro e envolvimento em corrupção.

Os vídeos em questão foram divulgados pelos canais da Folha de S.Paulo e da Mídia Ninja no YouTube. As reportagens foram veiculadas pelo portal Terra e pelo Brasil de Fato. Na decisão, Moraes deu um prazo de duas horas para que a rede social retirasse o conteúdo do ar, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

A supressão dos conteúdos foi um pedido da defesa de Lira, que já havia obtido de Moraes uma vitória anterior, na última quinta-feira (13), com a remoção de um perfil na rede social X que chamou o presidente da Câmara de “estuprador” em letras maiúsculas.

A postagem viralizou em meio à repercussão da aprovação do regime de urgência para o PL do Aborto, arquitetada pela bancada evangélica com o apoio de Lira. Moraes aplicou uma multa de R$ 700 mil ao X pela demora em bloquear a conta da usuária chamada Amandinha, além de determinar que a rede social fornecesse ao STF os dados cadastrais da internauta.

Para a defesa de Lira, há um “movimento orgânico, encadeado, de divulgação de notícia mentirosa” e “altamente ofensiva”, com o “claríssimo propósito de desestabilizar não apenas a figura política” do parlamentar, mas também de “atingir o exercício da elevada função da Presidência da Câmara dos Deputados”. Os advogados do presidente da Câmara falam em um "ecossistema de desinformação e desconstrução de imagens".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES