SEÇÕES

Moraes libera denúncia de Bolsonaro para votação; Zanin deve marcar

Moraes determinou que o julgamento do Núcleo 1 ocorra de forma presencial. A denúncia contra os acusados foi mantida pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet

Alexandre de Moraes | Foto: © BRUNO PERES/AGÊNCIA BRASIL
Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitou ao presidente da Primeira Turma da Corte, ministro Cristiano Zanin, que marque o julgamento da denúncia contra os envolvidos no chamado Núcleo 1 da investigação relacionada à tentativa de golpe para anular as eleições de 2022. 

Esse núcleo inclui o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), além de outras figuras chave, como Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira, e Braga Netto.

Moraes determinou que o julgamento do Núcleo 1 ocorra de forma presencial. A denúncia contra os acusados foi mantida pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, após análise das defesas apresentadas pelos denunciados. Gonet também fez uma manifestação em favor do recebimento da denúncia, reforçando a acusação de que os denunciados participaram de uma trama golpista que visava derrubar a legitimidade das eleições de 2022.

Crimes Imputados e Defesa da PGR

A denúncia formalizada pela Procuradoria Geral da República (PGR) alega crimes graves, como liderança de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. A acusação aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro e os outros denunciados estariam envolvidos em um plano para subverter o resultado das eleições.

Paulo Gonet, em sua manifestação, rebateu as alegações de defesa apresentadas pelos acusados, destacando que as preliminares levantadas não são suficientes para impedir o prosseguimento da denúncia. Para o procurador-geral, a denúncia descreve detalhadamente os fatos e as circunstâncias relacionadas ao esquema golpista, indicando uma forte base de acusação.

A Trama Golpista e a Estratégia da PGR

A denúncia feita pela PGR foi dividida em três núcleos distintos, com um total de 34 pessoas denunciadas pelo suposto envolvimento na tentativa de golpear o sistema democrático do país. O Núcleo 1, que inclui figuras de destaque como Bolsonaro e outros membros do governo, é o mais influente e atrai a maior atenção do público.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também