Moraes diz que TSE combaterá novas modalidades de abusos nas eleições

Presidente da Corte discursou na primeira sessão do segundo semestre

Moraes diz que TSE combaterá novas modalidades de abusos nas eleições | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anunciou na terça-feira (1º) que a Justiça Eleitoral intensificará seus esforços no combate às novas formas de abuso de poder econômico e político durante as eleições. Durante a abertura dos trabalhos do segundo semestre no TSE, Moraes enfatizou a importância de estar preparado para as eleições municipais de 2024.

“A Justiça Eleitoral vem se pautando por seguir os seus precedentes e avançar nos precedentes. Avançar no sentido de se modernizar para que possa coibir as novas modalidades de fraudes, as novas modalidades de abuso de poder econômico e as novas modalidades de abuso de poder político”, afirmou.

Mais cedo, o TSE publicou o acórdão da decisão que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade pelo período de oito anos. A decisão foi proferida no dia 30 de junho. Com a publicação do acórdão, a defesa de Bolsonaro poderá entrar com recursos para tentar questionar trechos da decisão. O documento tem 433 páginas e reúne a íntegra do julgamento, incluindo os votos dos ministros e as fundamentações que levaram ao resultado do julgamento. 

Com a publicação do acórdão, a defesa de Bolsonaro poderá entrar com recursos para tentar questionar trechos da decisão. Os advogados podem recorrer ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Três dos sete ministros do TSE também fazem parte do STF e podem participar do julgamento de eventual recurso. Pelas regras internas da Corte, os ministros que atuam no tribunal eleitoral não ficam impedidos automaticamente de julgar questões constitucionais em processos oriundos do TSE.

(Com informações da Agência Brasil)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES