O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, recebeu nesta terça-feira, 13, o projeto de criação do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O projeto chegou ao ministro durante audiência, em Brasília, com o Senador Ciro Nogueira (PP), um dia após o parlamentar conhecer detalhes da iniciativa em uma apresentação com a presença do Reitor Gildásio Guedes, na UFPI.
O senador comemorou a oportunidade de apresentar a demanda de criação do primeiro Parque Tecnógico do Piauí e destacou a urgência da implantação dessa iniciativa, pois atualmente, só o Piauí e o Acre ainda não possuem um parque tecnológico.
“A falta de um parque tecnológico tem atrapalhado muito o desenvolvimento do Piauí. Temos que estar preparados com as novas tecnologias, com empresas e incubadoras, como ocorre em outros estados.”, disse o senador Ciro Nogueira, ao comentar que o ministro se mostrou receptivo no apoio ao projeto.
Finalidade
O Parque tem como objetivo reunir Ciência, Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento, o Parque Tecnológico e busca estruturar estratégias de parcerias e ações políticas para abrir uma nova etapa no desenvolvimento do estado.
O parque será sediado dentro de espaço próprio da UFPI, integrando a malha urbana de Teresina, e contará com serviços, espaços para a incubação e aceleração de empresas, ambientes compartilhados para negócios, laboratórios, governança e vivências com o meio ambiente. Serão 60 hectares, na área entre a junção das Avenidas Ulisses Marques e Presidente Kennedy até o Colégio Técnico de Teresina (CTT).