O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, defendeu que as forças policiais brasileiras ajam de forma mais racional durante o exercício da profissão, com o intuito de reduzir a letalidade policial.
A declaração do ministro ocorreu nesta sexta-feira (17/1), durante assinatura de uma portaria que regulamenta o uso da força pelos profissionais de segurança pública.
“O que nós queremos é que a polícia aja racionalmente e reaja proporcionalmente às ameaças”, disse o ministro da Justiça.
O ministro da Justiça assinou uma portaria para regulamentar o uso da força policial, com o intuito de reduzir a letalidade policial.
A portaria ainda determina que o uso de armas de fogo contra pessoas em fuga só será legítimo se houver risco de morte ou lesão aos policiais ou terceiros. A medida ocorre após episódios de violência policial, em especial no estado de São Paulo.
Lewandowski enfatizou a confiança nas corporações policiais, mas reforçou que o Estado não deve compactuar com casos de violência.
A assinatura da portaria ocorre após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentar um decreto que regula o uso da força policial. Na prática, a portaria assinada nesta sexta detalha o que é previsto no decreto de 24 de dezembro do ano passado.