Ministro entrega nesta sexta 265 máquinas para municípios do PI

Ministro Pepe Vargas estará hoje em Teresina para fazer entrega de maquinário

Ministro Pepe Vargas | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Duzentos municípios do Piauí recebem hoje (23), em Teresina, 265 máquinas entre retroescavadeiras, motoniveladoras, pá carregadeiras, caçambas e caminhões pipas doadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. O kit de maquinário é avaliado em R$ 2 milhões. A solenidade de entrega acontece no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, às 8 horas, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Piauí, Pedro Calisto, informou que 222 dos 224 municípios do Piauí receberão o kit até o final do ano. ?Estamos entregando esses equipamentos desde 2012, a maior demora é das fábricas que necessitam de tempo para atender a grande demanda de todo o País?, disse.

Além disso, segundo ele, está sendo garantida a manutenção das máquinas licitadas a partir de maio deste ano, no limite de 100 mil quilômetros para os caminhões e 2.500 horas de trabalho para os demais equipamentos.

O presidente da APPM, Arinaldo Leal, disse que é importante a doação pelo governo federal dos equipamentos. ?As máquinas já estão sendo usadas para a construção e melhoria das estradas vicinais, que fazem a ligação entre meio rural e área urbana?, disse. ?E também para facilitar o transporte da produção da agricultura familiar e construir barreiros para armazenamento de água para a pequena produção agrícola, além de outras utilidades?, afirmou, acrescentando que essa, junto a outras ações, deve amenizar o sofrimento dos municípios, principalmente os pequenos e os do semiárido.

A Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério estão fiscalizando o uso das máquinas entregues pelo Governo Federal aos municípios. Segundo Pedro Calisto, as inspeções servem para verificar se os equipamentos estão sendo usados para refazer estradas, construir barreiros e barragens, entre outras especificações do termo de compromisso.

Só podem levar seus equipamentos os municípios que enviaram pessoas para a capacitação de operação do maquinário, já realizada pelo Ministério.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES