Ministro do Trabalho pede demissão após ser afastado de cargo

Yomura foi afastado do cargo nesta quinta-feira

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O ministro do Trabalho, Helton Yomura (PTB), pediu demissão do cargo nesta quinta-feira (5), informou a Presidência da República.

Alvo da Operação Registro Espúrio, da Polícia Federal, Yomura foi afastado do cargo nesta quinta por determinação do Supremo Tribunal Federal.

A operação investiga uma suposta organização criminosa integrada por políticos e servidores que teria atuado para cometer fraudes na concessão de registros sindicais pelo Ministério do Trabalho.

Helton Yomura foi à sede da Polícia Federal em Brasília nesta quinta-feira para ser submetido a interrogatório. Ele optou por ficar calado diante das perguntas feitas pelos investigadores.

Ele  se recusou a informar a senha do celular funcional do ministério utilizado por ele alegando que o aparelho possui “informações e arquivos privados” e que também era utilizado para seus fins particulares.

Na carta de demissão enviada ao presidente Michel Temer, Yomura afirmou: "Estou ciente de que jamais pratiquei ou compactuei com qualquer ilicitude ou irregularidade nos cargos que ocupei no Ministério do Trabalho".

Íntegra

Leia abaixo a íntegra da nota da Presidência:

Nota à Imprensa

O presidente Michel Temer recebeu e aceitou o pedido de exoneração do ministro do Trabalho, Helton Yomura. O presidente agradeceu sua dedicação à frente da pasta.


Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República

Carta de demissão

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES