Nesta quarta-feira (28), o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, lançou, em solenidade na capital piauiense, o Programa Cartão Reforma, do Governo Federal, que visa melhorar as condições de moradias das famílias de baixa renda por meio da concessão de subsídio para compra de materiais de construção e assistência técnica de profissionais da área de construção civil.
Na ocasião, o ministro ainda anunciou a liberação de recursos para outro programa voltado para construção de habitações rurais no estado.
“É importante e é simbólico pela retomada de um programa, que é um dos mais simbólicos programas do Minha Casa, Minha Vida, que é o de habitação rural. Há alguns anos a população do Brasil, especialmente, do Nordeste e do Piauí esperava o retorno do programa habitacional rural. O estado do Piauí tem mais de R$ 100 milhões em investimentos do Governo Federal para habitações rurais, que proporcionará emprego, renda e fundamentalmente o sonho da casa própria para aqueles que moram no campo”, afirmou Alexandre Baldy.
O senador Ciro Nogueira ressaltou a importância do programa Minha Casa, Minha Vida para a redução do déficit habitacional no Brasil.
“Nós temos o maior programa habitacional do mundo, que é o Minha Casa, Minha Vida, são bilhões investidos aqui no Piauí e no Brasil como um todo e uma das formas de ajudar é disponibilizar recursos para a população reformar as suas residências”, afirmou o senador Ciro Nogueira.
Os prefeitos já podem aderir aos dois programas, que juntos devem disponibilizar R$ 300 milhões em investimentos para o Piauí.
“Esse programa vem em uma hora muito oportuna: primeiro porque o seu objetivo é melhorar as condições de habitação, ampliação e reforma das casas de pessoas com baixa renda e o segundo porque incrementa a economia local, já que mobiliza a mão de obra, aquece o comércio local e isso é importante para o reaquecimento da economia dos municípios, trazendo desenvolvimento econômico”, afirmou o presidente da Associação Piauiense de Municípios, Gil Carlos.