O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve em Parnaíba (PI), nesta segunda-feira (2), onde lançou a pedra fundamental do prédio acadêmico e do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Durante a agenda, ele também assinou o termo que autoriza a licitação da obra de revitalização do restaurante universitário da instituição e anunciou a criação de um novo campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
O Hospital Universitário da UFDPar terá 120 leitos, sendo 20 de UTI, e deverá atender tanto à formação de profissionais da área da saúde quanto à população da região do Delta do Parnaíba, reforçando a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o ministro, após a conclusão da obra, o Ministério da Educação destinará um orçamento anual de R$ 250 milhões, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para a manutenção da unidade.
A primeira etapa da implantação do hospital contará com investimento de R$ 25 milhões, que incluem a construção do ambulatório, subestação elétrica e obras de infraestrutura.
Também foi anunciado o novo prédio acadêmico da UFDPar, que terá cinco pavimentos, 42 salas de aula, laboratórios de informática, salas multiuso e ampliação da biblioteca. A estrutura beneficiará diretamente cerca de 4 mil estudantes da universidade, incluindo alunos dos cursos de administração, contabilidade, economia, pedagogia e do recém-criado bacharelado em inteligência artificial.
Durante o evento, Camilo Santana informou ainda que será implantado um novo campus do IFPI no município de Luzilândia, integrando o plano de expansão da rede federal de educação profissional no Piauí, que prevê novas unidades também em Altos, Barras, Esperantina e outras regiões do estado.
Criada em 2018, a UFDPar se consolida como polo estratégico de ensino superior no litoral piauiense, reunindo atualmente cerca de 4 mil estudantes em 16 cursos de graduação, com destaque para a área da saúde e para a inovação tecnológica.