A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que completa apenas dois meses num dos cargos mais importantes e complexos do primeiro escalão, já demonstra irritação com os jornalistas. Foi nesta segunda-feira (28), durante anúncio do detalhamento dos cortes de R$50 bilhões no Orçamento de 2011. Por pelo menos quatro vezes, a ministra chegou a pedir calma ao auditório onde cerca de 70 jornalistas tentavam entender as explicações.
- Calma gente, vocês vão ter todas as informações, meus queridos.
Miriam reclamou diante da agitação dos repórteres, que não haviam recebido o documento com os dados anunciados e se atrapalhavam com o excesso de números.
Sentada ao lado do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que demonstrava tranquilidade, Miriam chegou a se irritar com um dos repórteres que pediu mais detalhes sobre um possível aumento no benefício do Bolsa Família e falou com ar de impaciência.
- Não foi essa a pergunta [feita ao microfone]! Essa é a SUA pergunta!
Quando os jornalistas pediram esclarecimentos sobre o crédito extraordinário de R$ 3,5 bilhões, a titular do Planejamento se virou para a secretária do Orçamento, Célia Correa, sentada ao seu lado, e perguntou discretamente.
- Eles não sabem fazer conta, não?
Ao final da entrevista, questionada sobre a possível inviabilidade dos cortes, a ministra retrucou.
- Vou responder a esta pergunta pela quarta vez!
O azedume de Miriam Belchior não cedeu nem mesmo diante de uma brincadeira feita por uma repórter, que, após enumerar várias perguntas sobre os ajustes no orçamento, completou.
- Queria também saber se foi algum ministro insatisfeito com os cortes que causou o pé enfaixado da secretária [do Orçamento] Célia Correa.
Ao que a ministra do Planejamento respondeu.
- Fizemos um bolão para saber qual jornalista seria o primeiro a fazer a piadinha.