A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi internada na manhã deste sábado (6) no Instituto do Coração (InCor), em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da ministra, que informou que ela fez um teste para detectar a Covid-19. O resultado do teste deu positivo para a doença.
Ainda segundo a assessoria de imprensa de Marina Silva, a ministra foi encaminhada ao hospital para fazer exames, por orientação médica, mas o quadro não é grave e deve ter alta ainda neste sábado (6). Ao g1, o InCor informou que trata-se de infecção respiratória por coronavírus, com quadro pulmonar simples sem pneumonia viral. O estado de saúde é estável.
Em março, Marina Silva havia sido internada em um hospital particular do Lago Sul, em Brasília, para fazer uma série de exames após se sentir indisposta. Na época, a suspeita era de malária, segundo a CNN, quadro que não se confirmou. De acordo com a assessoria da ministra, ela buscou atendimento após "ter sintomas de gripe". Entre os exames pedidos, estava o teste de Covid-19.
Na última sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a Covid-19 não é mais considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), que é o mais alto nível de alerta da organização, declarado para o surto do novo coronavírus no final de janeiro de 2020.
"Apesar disso, é importante ressaltar que o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional não significa que a Covid-19 deixou de ser uma ameaça à saúde global. Na semana passada, a doença ceifou a vida de uma pessoa a cada três minutos - e essas são apenas as mortes que foram registradas", declarou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, ao anunciar o fim da situação de emergência.