A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde divulgou nesta terça-feira, 11 de abril de 2023, o resultado preliminar dos Programas de Residência Médica que concorrem às bolsas do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas, nos termos do Edital de 10 de março de 2023.
De acordo com a Portaria nº 5, publicada no Diário Oficial da União, a divulgação ocorre após a análise das adesões dos programas de residência médica que se inscreveram no Sistema de Informações Gerenciais - SIGRESIDÊNCIAS, com todos os documentos anexados conforme os critérios estabelecidos no Edital.
O resultado preliminar apresenta a classificação dos programas que tiveram suas adesões homologadas e não homologadas, levando em consideração as vagas ofertadas e os critérios de admissibilidade previstos no Edital SGTES/MS nº 3.
Os programas com resultado preliminar homologado estão aptos a concorrer às bolsas do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas, as quais serão concedidas até o limite de 963 bolsas aprovadas após o período de análise de recursos.
Ebserh lança editais de Residência com oportunidades no Piauí
Florentino Neto discute com o MEC implantação de residência médica em Picos
Sesapi lançará edital com 11 vagas para residência médica no HEDA
No entanto, os programas com adesões não homologadas têm a possibilidade de interpor recursos no período de 12 a 16 de abril de 2023, exclusivamente, por meio do Sistema de Informações Gerenciais do SIGRESIDÊNCIAS - http://sigresidencias.saude.gov.br.
O Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas tem como objetivo incentivar a formação de médicos especialistas em áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), buscando ampliar a oferta de profissionais qualificados em regiões e especialidades consideradas estratégicas para o atendimento à população.
A divulgação do resultado preliminar representa um passo importante no processo de concessão de bolsas para os programas de residência médica que aderiram ao programa, e abre a oportunidade para os programas interponham recursos, garantindo transparência e lisura no processo seletivo.
A expectativa é que, após o período de análise de recursos e a divulgação do resultado final, os programas aprovados possam contar com as bolsas do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas para fortalecer a formação de profissionais qualificados e contribuir para a melhoria da assistência médica em áreas prioritárias do sistema de saúde brasileiro.
CONFIRA A LISTA COMPLETA DE SELECIONADOS