SEÇÕES

'Miliei': Em pedido de asilo político na Argentina, Bolsonaro escreveu o nome de Milei errado

Segundo a Polícia Federal o ex-presidente guardava no celular um pedido de asilo político direcionado ao presidente da Argentina, Javier Milei, alegando perseguição no Brasil

Bolsonaro e o presidente da Argentina, Javier Milei | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro tem até esta sexta-feira (22/08) para depor à Polícia Federal (PF) sobre a coação ao Supremo Tribunal Federal (STF) na ação penal da trama golpista e a tentativa de fuga para a Argentina. A oitiva foi estabelecida pelo ministro Alexandre de Moraes, após a PF entregar o relatório que indiciou o ex-presidente e o deputado Eduardo Bolsonaro.

O ministro também determinou 48 horas para que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre o indiciamento. Moraes destacou, no despacho, que o ex-presidente precisa esclarecer o descumprimento de medidas cautelares; a reiteração de condutas ilícitas e o risco de fuga.

Asilo político na Argentina

Segundo a PF, o ex-presidente guardava no celular um pedido de asilo político direcionado ao presidente da Argentina, Javier Milei, alegando perseguição no Brasil. O texto de pedido de asilo encontrado pela autoridade apresenta, no entanto, um erro no nome do presidente argentino. Em vez do seu nome completo Javier Gerardo Milei, ele escreve 'Miliei'.

No pedido de asilo político, Bolsonaro escreve 'Miliei' (Foto: Rerodução)

O arquivo teria sido elaborado pela nora do ex-presidente e esposa do senador Flávio Bolsonaro, Fernanda Bolsonaro. A última modificação no texto, segundo os peritos, ocorreu em 12 de fevereiro de 2024. Nesse mesmo período, Bolsonaro se hospedou por duas noites na embaixada da Hungria, em Brasília. 

A ida à embaixada aconteceu quatro dias após a PF apreender o passaporte do ex-presidente na operação Tempus Veritatis, que investiga a tentativa de golpe de Estado. Os investigadores apontam que o material mostra que Bolsonaro articulava possíveis formas de fuga do país para evitar uma prisão.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também