Mesmo se PL chegar à Câmara, Bolsonaro não volta à Presidência; entenda

Um vídeo, que circula nas redes sociais, traz alegações falsas de que o ex-presidente não estaria mais inelegível e disposto a comandar o país

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) | Evaristo Sá/AFP
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um vídeo, que circula nas redes sociais, traz alegações falsas de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não estaria mais inelegível e que, caso o PL assuma a presidência da Câmara dos Deputados em 2025, Bolsonaro passaria a comandar o Brasil. A desinformação se baseia em uma publicação do site O Antagonista sobre a intenção do PL de concorrer à presidência da Câmara em fevereiro de 2025.

O desinformador afirma que, com o PL na presidência da Câmara e a direita predominante no Congresso, Bolsonaro, presidente de honra do partido, estaria no controle. No entanto, as alegações foram verificadas pelo Comprova, que as considerou exageradas e sem base na realidade atual.

De acordo com a Câmara, o presidente da Casa tem atribuições, como a supervisão geral dos trabalhos e a definição da pauta de votações do Plenário. Contudo, suas ações são limitadas pelos outros poderes: Executivo e Judiciário. Além disso, a eleição mencionada ocorrerá apenas em fevereiro de 2025, o que torna prematuras quaisquer previsões.

O vídeo também desinforma ao sugerir que Bolsonaro não está mais inelegível. Duas decisões do TSE em junho e outubro de 2023 o declararam inelegível por oito anos, devido a abuso de poder político e econômico em eventos de 2022 e 2021, respectivamente. O Comprova classifica como falso qualquer conteúdo inventado ou editado deliberadamente para espalhar desinformação.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES