O Projeto Memória, do Portal Meio News, nasce com a missão de abrir as gavetas do tempo e devolver ao público as notícias que marcaram o Piauí. São fatos, personagens, acontecimentos e registros que construíram — e ainda constroem — a identidade do nosso estado. Ao revisitar reportagens históricas, o Memória não apenas resgata o passado: ele ilumina o presente e ajuda a compreender como cada capítulo impactou a vida social, política, cultural e econômica do Piauí.
Nesta curadoria especial de arquivos jornalísticos que será veiculada toda sexta-feira, o leitor reencontra manchetes que comoveram cidades inteiras, momentos decisivos que influenciaram gerações e episódios que hoje suscitam novos olhares. O objetivo é simples e profundo: preservar a memória coletiva e valorizar o jornalismo como testemunha do tempo.
O Memória é um convite à nostalgia, à reflexão e ao conhecimento. Uma ponte entre o que fomos e o que seguimos sendo. Uma forma de manter vivas as histórias que não podem — e não devem — ser esquecidas.
COMERCIÁRIAS CONTRA OBRIGAÇÃO DA NUDEZ
Em 1986, o extinto Jornal O Estado estampava em sua capa o caso de comerciárias de Teresina que eram obrigadas a se despir em uma loja ao fim do expediente para comprovar que não estavam levando nenhum item para casa.
A notícia veiculada pela imprensa aponta que além da saída, as funcionárias eram obrigadas a se despir no período dedicado à merenda. Assim, foi promovido um protesto conclamando as comerciárias a não aceitarem esse tipo de tratamento. À época a 'obrigação' da nudez foi repudiada pelo Sindicato e pelo Centro Popular da Mulher.